Estamos imersos, pequeninos, na Harmonia Sublime do Universo. Lembrem-se da Terra, movimentando-se ao redor do Sol. Com a translação completa, vai-se mais um ano, silencioso e inexorável no grande Universo. Para nós, pequeninos ali em baixo, muitas experiências, vitórias, derrotas e novas verrugas. Mas nós somos habitantes esdrúxulos, inquilinos quietos e afáveis – poderíamos dizer -desta enorme mansão imperturbável que é o Universo. Estamos tão sós, somos tão pequeninos: ninguém se dá conta de nós! Nossas guerras são estalidos imperceptíveis…

O movimento da Terra ao redor de si mesma constrói as 24 horas do dia, onde amamos, pensamos, trabalhamos e dormimos. A rotação é certa, inflexível, não se dá conta dos problemas e inquietações das formiguinhas humanas. Muitos pragejam contra o dia, condenando a tudo e a todos por ser tão pobre e mendigar nas ruas, outros agradecem ao Sol da manhã para passear pelos bosques, mas a Terra não liga para nenhum de nós: segue, confiante, como deve ser…

O movimento da Lua ao redor da Terra caracteriza as semanas, que passam “voando” para a nossa exígua perspectiva temporal – porque, quando vemos, já é segunda-feira outra vez! – mas para a perspectiva galáctica, nada está mais rápido ou mais lento que o normal.

Tal como uma mãe cuida de seu bebê, o Universo trabalha, incansável, para que possamos deixar de lado toda essa complexa organização- que não conseguiríamos sustentar nem compreender de todo – e dar-nos conta de nossas pequenas preocupações humanas…


2 respostas para “Universo”

  1. Oi João!
    Puxa, que legal o seu texto..Eu (já “pequena” o suficiente) me senti ainda mais pequenina .. tão “fora” da Terra com algum narrador de voz distante e imponente contando-me seus mistérios.Acho que foi essa a sua intenção.Se sim, parabéns!Se não , parabéns também.
    Para além mais.. seu texto me fez lembrar um filme (também um livro) que amo muito e penso que você deveria assistir. Chama-se “Ponto de mutação” – Na CARA vídeos com certeza vc encontra!
    Bjos
    Saudade

Deixe um comentário