Todo indivíduo tem o poder da revolução

“Aprendi através da experiência amarga a suprema lição: controlar minha ira e torná-la como o calor que é convertido em energia. Nossa ira controlada pode ser convertida numa força capaz de mover o mundo” Mahatma Gandhi

Todos nós temos raiva e ira dentro do nosso âmago. São sentimentos que surgem a partir de uma percepção de um injusto, seja algum injusto que nos prejudica, ou que prejudica outrem. Assim é que, quando alguém lhe ofende gratuitamente, sentimos imediatamente que isso não é justo nem certo. Ou quando um grupo de meninos menosprezam outro e lhe bate covardemente, sentimos este impulso raivoso pelo injusto que outrem sofre.

Quando perdemos esse sentimento da raiva, da indignação, deixamos de ser seres humanos. Porque a raiva, apesar de bruta, ela sinaliza um desejo de mudança

Mas a raiva é burra, descontrolada, não faz nada direito e piora a situação.

Gandhi não via na raiva um mal que deveria ser extirpado de nossos corações. Porque percebia que ela é força que promove mudança. No entanto, disse que aprendeu através da experiência amarga a suprema lição. Ou seja, aprendeu que uma ira descontrolada só faz besteira.

É preciso que se entenda que Gandhi, como ele mesmo disse uma vez, nunca foi passivo. Era pacifista, o que é muito diferente. A raiva e a ira bem controladas podem fazer com que assumamos a atitude corajosa de lutar sem armas, alcançando os objetivos justos a que nos disponhamos. A raiva bem controlada nos abastece daquela sede por justiça.

Não fosse a ira de Gandhi, a Índia não teria se emancipado das garras da Inglaterra.

Anúncios

Sobre João

Olá, amigo do outro lado da tela.
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado . Guardar link permanente.

2 respostas para Todo indivíduo tem o poder da revolução

  1. Paula disse:

    Não sei. Acho que nem todos temos essa ” revolução” dentro de nós. Infelizmente.

  2. João disse:

    Nem todos nós temos tanta ira, esse é o problema… É preciso antes desenvolver a raiva, acho. É um sinal de que a humanidade dentro de nós está voltando.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s