A arte

A arte é imprescindível às nossas vidas, pois alcançamos com ela algo que, objetivamente e racionalmente, não conseguimos de outra forma alcançar. Ela lida com variáveis e tem toda uma lógica que não cabem em teorias científicas – e, por isto, uma verdadeira obra de arte (uma música bela, uma peça fabulosa, etc.), não tem “receita”. O artista é capaz de alcançar algo, através, por exemplo, de um detalhe de uma nota, a palavra de uma letra, que em seu conjunto nos toca, por vezes, profundamente, fazendo-nos chorar.

É verdade que há técnica, motivo pelo qual um bom “técnico” é capaz de fazer pinturas impressionistas, ou tocar maravilhosamente bem um instrumento musical, e por aí vai… Mas uma boa técnica, por si mesma, não é capaz de construir, por exemplo, “Tears in Heaven”, música tocante do Eric Clapton, ou a cena final do filme “A Lista de Schindler”, de Steven Spilberg, que me fez chorar como criança quando eu a vi.

Dessa forma, a arte se aproxima muito da religião, no sentido de nos possibilitar o encontro com o “divino”. Não os anjos, os céus ou Deus, ou seja, com elementos invisíveis e metafísicos, mas o encontro com o divino que há na Vida mesma, em suas nuances mais sutis ou fortes, que diz respeito às dores, aos amores, aos detalhes… Que estão aí, a vista de qualquer um de nós (e que são por nós sentidas ou experimentadas)…

A arte nos tira de nós mesmos, para nos levar de encontro à Vida, e nesta viagem ela como que lava a nossa alma. Há uma expressão em inglês que gosto muito, que acho uma boa definidora da sensação revigorante produzida pela arte, e como este texto era apenas para realizar uma breve reflexão mesmo, encerro-me com ela: “it is a breath of fresh air” (é como respirar uma lufada de ar fresco, algo do tipo).

Anúncios

Sobre João

Olá, amigo do outro lado da tela.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para A arte

  1. Cadu disse:

    Eu diria que o processo de criação da arte é a maior forma de estar em contato direto com algo superior, se isso realmente existe.
    Olá João, tudo bem? parabéns pelo blog. Antes de tudo, se esta mensagem for ofensiva para você, por favor, desconsidere-a. Meu nome é Cadu e gostaria de te convidar para conhecer um novo e bom lugar a mais para ter sua página (não é preciso fazer nada em termos de construção, é só se inscrever e começar a usar) e fazer seus comentários diários sobre o que quiser falar. Sinta-se à vontade para visitar o site weweh.com e ver se te interessa e é proveitoso ter sua página lá. É grátis e a visualização de suas publicações é excelente, por dois fatores: assim que sua publicação é feita, ela aparece para todos que veem o site numa página chamada “agora”, http://www.weweh.com/agora e você também você pode direcionar para o espaço que seja melhor pra você. Ex: cidadãos, estudantes, esportistas, mães, cinéfilos, leitores , entre mais de 20 opções, http://www.weweh.com/pesquisar . Publicar para todos, só para homens, só para mulheres. Você poderá ser achado exatamente pelo que publica de interessante, seja sobre qual assunto for já que a página frontal do site é de procura, ou seja, você é achado por qualquer um que visita o site, não só amigos ou conhecidos de amigos, tendo assinantes em seu canal. Veja uma página já sendo usada por um usuário para conhecer: http://www.weweh.com/carlos (aonde eu mesmo falo muito sobre fotografia) e como sua página após encher de posts: http://www.weweh.com/carlos/posts. É só clicar em assuntos para visualizar todas as publicações. É um site voltado para ideias, paixões e talentos. A convergência dos fóruns com os blogs. De novo, se esta mensagem for ofensiva para você, por favor, desconsidere-a e desculpe por qualquer inconveniente. Agradeço.
    Cadu
    PS: só para constar, não é um site para colocar links do seu blog. É um lugar a mais para escrever e ficar ainda mais conhecido

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s