leituras e lugares

Vocês também memorizam alguma leitura apenas pelo fato de tê-la feito num lugar incomum? Eu tenho várias memórias desse tipo: lendo num banco de praça em Morretes-PR, quando ainda era jovem e visitava aquele lugar, um romance infanto-juvenil chamado “Livro das Estrelas”; lendo no carro (meu pai dirigindo) ao chegar na minha avó paterna o final de Harry Potter e a Pedra Filosofal (e quase não querendo descer do carro para poder finalizar a leitura); lendo na sacada do meu antigo prédio (depois que minha mãe fez uma reforma nela ampliando a sala com o seu espaço) o livro Nosso Lar pela primeira vez; lendo à beira de uma piscina em Caldas Novas o livro Artemis Fowl; lendo dentro do banheiro no banco da privada (sem estar usando-a) o livro Harry Potter e o Cálice de Fogo, e o fazendo apenas porque o apartamento era pequeno, estava cheio de gente, todos dormindo, e ali era o único lugar com iluminação para fazê-lo!

É interessante porque já li muita coisa nos meus lugares habituais e lembro-me, é claro, de uma coisa ou outra; mas quando me desloquei para lugares incomuns, ficou marcado na memória não só o lugar, mas também o que eu estava lendo (muitas vezes, até o capítulo, a cena, as emoções…)! Isso vale também para estudos. Pense aí: já esteve lendo ou estudando num lugar incomum? E não é curioso que seja mais fácil lembrar o conteúdo da leitura!?